Paulo e Timóteo, servos de Cristo,
Aos santos em Jesus em Filipos, com diáconos e bispos
Graça e paz de Deus Pai e do Senhor Jesus.
Dou graças a Deus sempre que lembro de vocês.
Em minhas orações, oro com alegria
por sua cooperação ao evangelho,
Até agora e desde o primeiro dia
Estou certo:
Quem começou boa obra em vocês
Vai completá-la
Até o dia de Cristo.
É justo sentir assim por vocês,
Pois os tenho no coração.
Nas correntes que me prendem
Ou defendendo o evangelho,
Vocês participam da graça comigo.
Deus é testemunha
De minha saudade de vocês,
Com a profunda afeição de Cristo.
Oro pra que o amor de vocês cresça em conhecimento
e discernimento,
Para que escolham o melhor,
Sejam puros e irrepreensíveis
Até o dia de Cristo
Cheios do fruto da justiça
Por meio de Jesus,
Para glória e louvor de Deus.
O que me aconteceu
Tem servido ao progresso do evangelho.
Tornou-se evidente
A toda guarda do palácio
E aos demais
Que estou preso pela causa de Cristo.
Irmãos motivados por minha prisão no Senhor,
Anunciam a palavra
Com mais ousadia e destemor
Alguns pregam Cristo por inveja, sem sincridade
Outros por amor e boa vontade,
Sabendo que fui posto aqui
Para defesa do evangelho.
Aqueles pregam sem sinceridade e por ambição,
Pensando que me causarão sofrimento em minha prisão
Mas que importa?
O importante é que de fato:
Cristo está sendo pregado.
Por isso me alegro e me alegrarei,
Pois, pelo auxílio do Espírito e por sua oração
O que me aconteceu
Resultará em libertação.
Espero que de modo algum
Seja envergonhado.
Cristo será engrandecido e exaltado
Em meu corpo,
Pela vida
Ou pela morte.
pois para mim, viver é Cristo,
Morrer é lucro.
Se continuar no corpo,
Terei fruto do trabalho.
Não sei o que escolher!
Estou pressionado entre os dois lados:
Desejo partir e estar com Cristo,
o que é muito melhor;
Mas é necessário, que por vocês, eu permaneça no corpo.
Sei que com vocês vou ficar
Para progresso e alegria da fé,
Para que minha presença outra vez
Faça sua exultação em Jesus transbordar
Não importa o que aconteça,
Vivam de modo digno do evangelho,
Para que,
Quer eu vá e os veja,
Quer apenas ouça de vocês,
Saiba que permanecem firmes
Em um só espírito,
Lutando unânimes pela fé,
Sem medo dos inimigos.
Para eles, sinal de destruição;
Para vocês, sinal de salvação
da parte de Deus.
Foi dado a vocês privilégio
De não só em Cristo crer
Mas também por Ele sofrer,
Pois estão lutando o mesmo combate
Que me viram enfrentar
E ainda enfrento.